Marketing Digital: setor deve movimentar quase US$ 50 bilhões até 2027
No Brasil, os investimentos na área chegaram a R$ 35 bilhões em 2023. Especialista no assunto, Felipe Pereira orienta como usar o nicho com estratégia para alavancar os negócios

O mercado de marketing digital está em plena expansão e se tornou um dos setores mais promissores para empreendedores e empresas que desejam crescer no ambiente on-line. De acordo com um estudo realizado pela Statista - plataforma alemã especializada em coleta e visualização de dados -, os investimentos globais em marketing digital devem chegar a quase US$ 50 bilhões até 2027, evidenciando a força desse mercado. No Brasil, o setor movimentou R$ 35 bilhões em 2023, segundo a pesquisa mais recente da Digital AdSpend, produzida pelo IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media. O valor representa uma alta de 8% em relação a 2022, quando houve uma movimentação de R$ 32,4 bilhões.
No acumulado do setor de 2020 até 2023, ainda conforme o estudo Digital AdSpend, o crescimento foi de 47,6%, sendo as áreas de comércio, serviços, mídia, financeiro e eletro os líderes no investimento em mídia digital. Essa alta contínua é impulsionada pelo avanço das redes sociais, do e-commerce e das novas tecnologias, e os números ratificam que se trata de um mercado consolidado. No entanto, é preciso ficar atento para não perder a oportunidade que esse nicho oferece. O mentor, palestrante e doutor em administração,
Felipe Pereira, referência nacional na área de marketing digital há mais de 20 anos, destaca que, embora as oportunidades sejam vastas, o sucesso no digital exige estratégia, conhecimento das ferramentas e adaptação às mudanças do setor.
Segundo ele, um dos grandes diferenciais para empresas e profissionais que desejam se destacar é a construção de autoridade digital. "Não basta estar on-line. É preciso ser reconhecido como referência no mercado, e isso se constrói com presença digital consistente, resultados sólidos e credibilidade", explica Felipe Pereira.
Além da autoridade, o especialista ressalta que entender o ciclo de vida do cliente é essencial para potencializar vendas e fortalecer marcas. "O cliente passa por um processo: ele começa como um desconhecido, torna-se visitante, lead, cliente e, finalmente, um promotor da marca. Para cada etapa, existem estratégias e ferramentas específicas", detalha.
No entanto, ainda na visão de Felipe Pereira, muitos empreendedores cometem erros ao investir em marketing digital, como não ter um site institucional, apostar exclusivamente em redes sociais ou não investir de forma equilibrada entre tráfego pago e orgânico. O estudo Digital AdSpend, produzido pelo IAB Brasil e pela Kantar Ibope Media, mostra, por exemplo, que 52% dos investimentos realizados em 2023 na publicidade digital foram nas redes sociais.
Outro desafio enfrentado pelas empresas no ambiente digital é o aumento da concorrência. "Antigamente, era possível lançar um site e automaticamente atrair clientes. Hoje, sem tráfego pago, produção de conteúdo e boas estratégias de conversão, um site se torna apenas um cartão de visitas digital", afirma Felipe. Segundo o especialista, os negócios precisam diversificar suas estratégias, investir em anúncios segmentados e produzir conteúdos relevantes para o público-alvo.
“Com a digitalização dos negócios e a mudança no comportamento do consumidor, o marketing digital segue como um dos pilares fundamentais para empresas que desejam crescer e se manter competitivas”, complementa Felipe Pereira. E isso, novamente, é exemplificado pelos números. Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company,
76% dos consumidores agora interagem com marcas por meio de canais digitais antes de tomarem decisões de compra. “O que reforça a necessidade de estratégias bem estruturadas nesse ambiente”, reforça Felipe, reiterando que as empresas que souberem alinhar tecnologia, análise de dados e personalização na comunicação terão uma vantagem competitiva significativa nos próximos anos.
Sobre Felipe Pereira
Felipe Pereira é mentor, palestrante, escritor e referência nacional em marketing digital, atuando há mais de 20 anos no setor. Formado em Ciência da Computação, com mestrado e doutorado em Administração, ele é especialista em estratégias digitais, tráfego pago e construção de autoridade on-line. Com um método estruturado que integra marketing digital, vendas e inovação, Felipe compartilha seu conhecimento por meio de mentorias, cursos e palestras, e já ajudou milhares de empreendedores e empresas a se destacarem no mercado digital.